terça-feira, 26 de novembro de 2013

Uma questão garante minha vaga ao curso de formação de Sargentos/CN!

Como descrevi em "Carreira do Fuzileiro Naval: CONCURSOS, CONCURSOS, ...", fui aprovado no concurso interno ao curso de formação de sargentos CN em 1981, porém, creio, o que garantiu minha vaga em tal disputa foi uma questão da prova técnico/profissional.

Os equipamentos de comunicações de campanha do CFN, à época, eram divididos em dois grupos: comunicações rádio e comunicações fio.  

No grupo comunicações fio estava incluído centrais telefônicas de campanha, telefones de campanha, cabos telefônicos de campanha, equipamentos para construção de linhas telefônicas de campanha, etc...

A questão que, acredito, tenha garantido minha vaga neste certame, foi uma questão relativa à central telefônica de campanha SB22/PT.  Esta central permite a conexão de 12 linhas telefônicas. Bastante versátil e robusta, itens, acredito, imprescindíveis para equipamentos de comunicações para emprego em condições extremamente adversas como acontecem na vida do Fuzileiro Naval.

Esta central, de fabricação americana, tem uma chave de funções com três posições (grafia inscrita no painel da central em língua inglesa!): normal, forward e ring back.

As três posições desta chave trabalham em conjunto com o magneto que gera o sinal elétrico de corrente alternada com uma tensão em 90 volts para sinalização da chamada telefônica (dispara a campainha do telefone chamado).

A chave, por 'defaut', fica posição 'normal'.  Quando girada para a posição 'forward' permite ao operador da central, chamar um assinante da central em que a 'pega do operador' esteja plugado, através do acionamento da alavanca do magneto que gera o sinal elétrico fim sinalizar o telefone "chamado".

Na posição 'ring back' (foi aqui que eu me me dei bem em função de já ler bastante termos técnicos na língua inglesa!), como a própria expressão inglesa sugere, 'chamar para trás' ou chamar o chamador!

A questão da prova, era mais ou menos assim:

"A chave de funções da central telefônica de campanha SB22/PT, na posição 'ring back', chama:  

a) chamado; 

b) chamador; 

c) operador; e, 

d) nenhuma das questões acima."

E aí, Caro(a) Leitor(a): qual é a resposta certa em função do que foi descrito acima?

Após a prova, como era costume, surgiu os debates sobre as diversas questões, e, nesta questão em tela, eu fui o único que respondeu corretamente, no entanto, nos debates com meus colegas que fizeram a prova, nenhum deles respondeu corretamente, de formas que fiz uma brincadeira com eles: "Olha aí galera! Ou todos vocês vão cursar para sargento no próximo ano e eu fico sozinho no Batalhão ou eu vou sozinho e vocês ficam para os outros concursos!".  O fato é que, daqueles CN do Batalhão Humaitá naquele ano de 1981 inscritos naquele concurso, eu fui o ÚNICO que passou no concurso!

Adsumus! 

PS: Este post, creio, tem uma mensagem implícita muito importante: todo conhecimento (informação) é importante!  Neste caso, meu relativo domínio da língua inglesa foi o diferencial para resolver a questão. 




Nenhum comentário: