segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Carreira do Fuzileiro Naval: CONCURSOS, CONCURSOS, ...

A carreira do Fuzileiro Naval é repleta de concursos!

1973 - primeiro concurso para ingresso no Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil. Para mais detalhes, leia aqui;

1975 - concurso para o curso de especialização - fui aprovado e classificado para fazer o Curso de Especialização em Comunicações Navais, EspCN, realizado no ano de 1977 no antigo CIAdest-CFN - Centro de Instrução e Adestramento do CFN, atual CIASC;

1978 - primeiro concurso para o curso de Formação de Sargentos/CN.  Neste concurso houve um fato interessante: o Comando de Pessoal do CFN ofereceu 7 vagas para o curso de formação de sargentos CN que seria realizado em 1979, porém os aprovados e classificados nos 8º, 9º e 10º posições, (eu fui classificado na 10ª posição!) tiveram a mesma pontuação no concurso!  O elemento para desempate foi a velha 'antiguidade', ou seja, os mais antigos assumiram as posições melhores, como ditava as regras do concurso.  Nada mais natural.

Quero tecer alguns comentários sobre os concursos aos cursos de formação de sargentos Fuzileiros Navais à época. 

Os concursos para os cursos de formação de sargentos FNs eram divididos em duas partes: uma, chamada de 'propedêutica', composta por uma redação, questões de língua portuguesa e matemática em nível de segundo grau - atualmente, Ensino Médio. A outra parte consistia em 'conhecimentos técnicos/profissionais' que abrangiam conhecimentos gerais, comuns a todos os Fuzileiros Navais, e conhecimentos específicos da especialização que, no meu caso, era Comunicações Navais - CN.

1979 - neste ano não me inscrevi para o concurso ao curso de formação de Sargentos FN/CN em função de ter sido incluído a apresentação de certificado e/ou diploma de curso do segundo grau ou equivalente, realizado em unidade de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação e Cultura e eu não tinha conseguido concluir meu segundo grau em função de viagens constantes com o Batalhão ou em apoio a outras Unidades da Divisão Anfíbia e até mesmo em proveito de Unidades fora da Divisão Anfíbia!

1980 - neste ano, o Comando de Pessoal do CFN, ofereceu 15 vagas para curso de formação de sargentos CN a ser realizado em 1981.  Neste concurso fui aprovado e classificado na 16ª posição!  Primeiro reserva do concurso!

1981 - novamente o Comando de Pessoal do CFN ofereceu 15 vagas para o quadro de CN e, neste caso, fui aprovado e classificado na 13ª posição, garantindo, finalmente, minha vaga ao curso de formação de sargentos realizado no ano de 1982, um dos sonhos das praças da Marinha: fazer o curso de formação de Sargentos!

1985 - no segundo semestre, já próximo do final do ano, creio que em torno do mês de outubro ou novembro, o Comando de Pessoal ofereceu 8 vagas para o curso de 'sub-especialização em eletrônica' a ser realizado no ano de 1986 no CIAW.  Este concurso foi restrito aos 2º/3º sargentos CN e cabos CN.  Os voluntários inscritos disputariam as vagas através de uma prova de eletricidade básica, visto ser uma disciplina comum aos cursos de especialização/CN e formação de sargentos/CN. Fiz a prova e fui classificado para o curso, conforme previsto nas instruções do Comando de Pessoal do CFN; e,

1989 - último concurso interno na carreira!  Este concurso foi para garantir vaga no curso de aperfeiçoamento de sargentos Fuzileiros Navais, a ser realizado em 1990.  Nesta época eu já pertencia ao novo quadro de Eletrônica (ET), criado no ano de 1987, no Corpo de Fuzileiros Navais.  No curso de AP eu era o segundo mais moderno de todo os cursos de AP/1990 no CIASC!  O mais moderno era um colega da aviação, o 2ºSG-FN-VN-Júlio!  O Júlio e eu só fizemos a parte básica do curso de AP, comum a todos os sargentos Fuzileiros Navais.  Logo em seguida, após o básico, fomos desligados, ele para a Base Aéronaval de São Pedro da Aldeia fim fazer a parte relativa à sua especialidade e eu fui desligado para o CIAA, antigo Quartel de Marinheiros (QM), na Avenida Brasil, Penha, RJ, fim fazer a parte de eletrônica que, quando concluído, recebi o título de "Técnico em Eletrônica", dado importante, visto que, este curso, à época, era cadastrado no Conselho de Engenharia e Arquitetura do Rio de Janeiro - CREA-RJ, o que me permitiu, na reserva, a me cadastrar naquela instituição e poder exercer a profissão de 'técnico em eletrônica' com as devidas credenciais do sistema CREA/Confea para todos os efeitos legais.

Bom!  Estes foram os vários concursos feitos na minha carreira entre 1973 e 2001, quando passei à reserva remunerada.

Adsumus!


Nenhum comentário: