sábado, 28 de junho de 2014

O Sino de Bordo!

Hoje ao bater um papo, via facebook, com o 'Irmão de Armas' Joanilson - infante, o mesmo me fez lembrar de um fato ocorrido numa passagem de serviço na Sala de Estado do Grupamento de Fuzileiros Navais de Natal, onde servi no período de fevereiro de 1993 a fevereiro de 1999 envolvendo um jovem soldado e o uso do Sino de Bordo.

Muito bem.  O Sino de Bordo, é conservado até os dias atuais na Marinha como uma tradição naval porém ele tem uma função importante que é de informar as horas conforme o número de badaladas, entre o toque de alvorada e silêncio.

Existem dois tipos de badaladas: a dupla e a singela. A badalada dupla serve para indicar as horas cheias e a singela a meia hora.

O sistema funciona da seguinte forma: às 8 horas da manhã, é tocada 4 badaladas duplas, 8h30min, uma singela, 9h, uma dupla, 9h30min, uma dupla e uma singela, 10h, duas duplas, 10h30min, duas duplas e uma singela, 11h, três duplas e às 11h30min, três duplas e uma singela.  Às 12h [meio dia] se completa o ciclo e se inicia o outro até às 16h.

Ok. Às 8h da manhã todas Unidades da Marinha cumprem o ritual de içamento do Pavilhão Nacional e, durante a cerimônia de içamento, o Sino de Bordo deve ser tocado as 4 badaladas duplas!

Numa manhã em que estava de serviço de contra-mestre, na Sala de Estado do Grupamento, mandei um jovem soldado FN executar as 4 badaladas duplas durante o cerimonial à Bandeira.  O problema é que, o garoto, não lembro se por medo ou receio de algo dá errado, tocou o sino com uma falta de energia tão grande que me irritou de formas que, quando terminou o cerimonial à bandeira, fui demonstrar ao jovem soldado como se tocava o sino!

Acionei com tanto vigor a cordoalha usada para acionar o badalo de modos que a mesma veio a se rebentar e, durante a demonstração, lembro que pronunciei as seguintes palavras: "Esta 'porra' não é uma 'piroca' para se ficar massageando! Deve ser tocada com vigor!  Assim! [foi quando executei o movimento na cordoalha e a mesma se rebentou!].  O jovem soldado ficou perplexo e me olhando com uma cara de interrogação e medo. O colega Sargento Infante Joanilson, que presenciou a cena, caiu na risada com minha atitude! KKKKKKKKKKKKK!!!!!!!!!

Meses atrás encontrei aqui em Natal com aquele jovem FN, agora já um homem feito! Um exemplo de cidadão! Relembramos o ocorrido e demos altas gargalhadas de formas que chamamos a atenção dos transeuntes que ficaram nos olhando! KKKKKKKKKK!!!!!!

É isso aí!  Há momentos na vida em que, para se passar o conhecimento, míster se faz usar de 'energia e vigor' para impressionar o aluno/aprendiz!

KKKKKKKKKKKK!!!!

"Hasta la vista, baby"!

Adsumus!


Fonte/crédito da imagem: sino-velho-bordo-46144181.jpg (601×900) (dreamstime.com)


Um comentário:

Anônimo disse...

Um amigo da minha turma foi tocar o sino, 17h, seria uma (01) badalada dupla, acontece que o mesmo tocou cinco (05) badaladas duplas, pagou muito castigo, rssssssss