domingo, 16 de março de 2014

Como se forma uma liderança política!


O post abaixo, foi publicado, inicialmente, no blog "AutoIndustrial", hospedado no Portal Militar [ www.militar.com.br ].  O link do post inicial está aqui.

Uma boa leitura!

Como se forma uma liderança política!

Nos anos eleitorais, aqui no Portal Militar, existe uma verdadeira chuva de candidatos ‘paraquedistas’ de todas as cores e matizes políticos.  Isto é bom, muito bom, pois demonstra que nosso pessoal está tentando se engajar na política, porém, creio que, muitos esquecem ou não sabem como se forma ou se faz uma liderança política! 

Acredito que existam, basicamente, dois caminhos para a formação de uma liderança política:

1)  Com dinheiro, muito dinheiro, para se ‘comprar’ as consciências dos eleitores ignorantes; e,
2)  Através da participação ativa nas atividades das comunidades onde se reside, colhendo suas carências e buscando soluções para as mesmas.

Em princípio, a ideia era colher os dados da Comunidade de Onça e a atuação do meu amigo Eliardo Batista fim escrever este artigo/post, porém, creio que o relato/resumo da atuação dele naquela comunidade, transcrito abaixo, está melhor do que qualquer artigo que escreva sobre a questão da formação da liderança política.

Quero que prestem atenção que o caminho da formação da liderança política é espinhoso, exige sacrifícios, ouvir as pessoas, conversar com as mesmas, participar de reuniões para debater os problemas comuns a todos da comunidade e buscar soluções.  Enfim, é um trabalho!

Abaixo segue o relato do meu amigo Fuzileiro Naval da Reserva Remunerada ELIARDO BATISTA que, acredito, está seguindo o caminho da liderança política via o segundo caminho. Quero, desde já, desejar paz, saúde, felicidade e sucesso, muito sucesso, ao meu amigo Eliardo e família.

Minha história aqui [na Comunidade de Onça] começou por causa de meus pais. Eu morava em Natal e tinha muitas dificuldades para falar com eles, por telefone. Então fiz o primeiro abaixo assinado para tentar conseguir algo para a comunidade, que na época nem era conhecida assim. Então fiz um ofício para a TELEMAR e anexei o abaixo assinado, pedindo um orelhão para a comunidade. Quase cinco anos depois, chegou o orelhão, já não era tão útil, porque todo mundo tinha celular. Depois veio o problema da falta d'água, comecei a usar as redes sociais para denunciar os descasos das autoridades políticas com o povo. Incomodei tanto, que o Prefeito da época, Edimilson Júnior, enviou um assessor pra conversar comigo e prometeu resolver o problema. Então comecei a sentir gosto pela coisa. Passei a vir mais a Quixeramobim e consequentemente à Onça, passei a ficar conhecido pelos moradores por conta dos meus pais e muitos outros parentes que residem aqui. A ideia da Associação foi pra dar mais força as nossas reivindicações, procurei convencer os moradores daqui que quanto mais unidos, mais forte seríamos. Pesquisei pra saber como fundar uma Associação de Moradores e aos poucos colocamos o projeto em prática. Na verdade não era minha ideia ser  O Presidente, eu queria trabalhar nos bastidores, dando apoio técnico. E Ana [esposa do meu amigo Eliardo] é quem seria a Presidente, porque ela tem mais carisma do que eu e consequentemente, era mais aceita. Mas Ana não quis, até porque, ela ainda não se aposentou e não poderia assumir compromisso com a Associação. Então me escolheram, não tive escolha. Eu, de acordo com os moradores, era o mais indicado, e não houve concorrência. Disputei a eleição em chapa única e hoje estamos conduzindo a Comunidade e incomodando muito os políticos locais, principalmente depois que tive  a ideia de criar a página no facebook. Já melhoramos e muito o abastecimento de água, estamos atrás de iluminação pública, posto de saúde, policiamento, enfim, as necessidades básicas de uma comunidade que antes só era visitada pelos políticos à época das eleições. Deixamos de ser "só mais um" e passamos a ser a Comunidade de Onça! conhecida e respeitada! E não temos nem um ano de fundação. Pretendemos fazer muito mais. A atualmente os moradores já cogitam o nome de Ana ou o meu para uma possível candidatura a vereador. Mas aí são outros quinhentos. Infelizmente não se ganha eleição sem dinheiro em nosso País, e nós não temos recursos. Além do mais, Olívia não concorda, ela não quer sair candidata. Bom amigo, espero que esse resumo lhe sirva. Qualquer coisa, estamos à disposição!  Grande abraço!



Eliardo Batista do Nascimento
Presidente da Associação de Moradores da Comunidade de Onça”

Fan Page da Comunidade de Onça no Facebook: https://www.facebook.com/comunidadedeonca?fref=ts


Adsumus!

Nenhum comentário: