segunda-feira, 31 de março de 2014

31 de março de 1964. Lembranças.

O artigo abaixo foi publicado dia 31 de março de 2012 no blog "AutoIndustrial Polêmico", [disponível aqui]. Estou republicando-o em homenagem aos 50 anos da Contra-Revolução de 31 de março de 1964.


31 de março de 1964 – Lembranças

Como se sabe, os efeitos das decisões tomadas no dia 31 de março de 1964 só começaram a ter efetivo efeito a partir do dia 1º de abril daquele ano.

Naquela data, 1º de abril, pela parte da manhã, lembro muito bem, passou na rua onde morava uma viatura do Exército com soldados armados de fuzis. Estava prestes a completar oito anos.

A rua onde morava no bairro das Quintas, Natal, RN, era uma rua que não tinha calçamento. Quando chovia se tinha lama, quando fazia sol, poeira. Na rua existiam duas árvores conhecidas como “algaroba” nas quais costumávamos brincar sob a sombra das mesmas.

Quando a viatura do EB passou, meu vizinho um mecânico que tinha sua oficina na própria residência, comentou em voz alta: “É a revolução!”.  E eu, na minha inocência, ao ouvir aquelas palavras, corri para dentro da minha casa procurando a minha mãe e, quase chorando, comentei com a mesma o que estava acontecendo.  Minha mãe me consolou e disse que eu não me preocupasse pois o Exército iria resolver tudo, iria dá combate aos comunistas, terroristas, etc et tal...

Após me acalmar voltei à rua meio desconfiado.  Meu vizinho ligou um rádio e ficou acompanhando as notícias.

Na rua São Geraldo onde existia e existe o mercado das Quintas, ao lado do mesmo tinha um cinema e o proprietário deste cinema tinha uma ‘radio difusora’ que, na verdade, era um amplificador de áudio com entrada para microfones e toca discos, alimentando uma série de autofalantes dispostos nas proximidades de formas que podíamos ouvi a grandes distância as músicas e as mensagens faladas ao microfone. Naquele 1º de abril, a radio difusora iniciou a programação tocando o Hino Nacional e o locutor passou a narrar as notícias sobre o que estava acontecendo no país.

Eis minhas lembranças do dia 31 de março de 1964.

Salve as Forças Armadas Brasileiras!

Salve o povo Brasileiro!

Salve o Brasil!

Miguel Felix Barbosa
Suboficial Fuzileiro Naval – RM1

Adsumus!


Nenhum comentário: